Cidades

Agências bancárias de Maricá têm horário de fechamento estendido

Agências do banco Santander entram em novo horário a partir do dia 2. Foto: Google StreetView

As agências bancárias do município de Maricá terão seu horário estendido. Com a nova regulamentação, as unidades que atualmente encerram o expediente às 15h, passarão a fechar às 16h, horário padrão nas cidades vizinhas. A iniciativa foi do vereador Cemar (Solidariedade), que reuniu-se com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, em junho.

As únicas agências que já adotaram a medida foram da Caixa Econômica Federal (CEF). As unidades do Santander vão passar a funcionar em novo horário a partir da próxima segunda-feira (2). Os outros bancos ainda não anunciaram a nova regulamentação, mas a fase de adaptação pode chegar a 30 dias.

De acordo com o vereador, uma pesquisa foi feita para levantar os principais problemas enfrentados pela população com relação aos bancos. Entre os fatores mais ponderantes, o parlamentar destacou que por causa de uma hora, muitos moradores precisavam ir a Niterói para utilizar os serviços bancários.

"Recebi muitas reclamações com relação ao horário e me coloquei a disposição para resolver esse problema. Algumas agências alegam que o horário reduzido tem relação com o número de habitantes. Mas isso não cabe mais na Maricá de hoje. A cidade acaba perdendo em recursos, quando o morador tem que ir em outra cidade para ter o serviço", enfatizou Cemar.

O número da população também não é a única justificativa para que o horário mais curto fosse mantido até hoje. Segundo o vereador, antigamente, as compensações de cheques eram feitas pessoalmente na cidade do Rio de Janeiro, obedecendo o horário das agências da capital. Porém, há algum tempo, esses trâmites são feitos de forma digital.

"Não tem mais justificativa para o horário mais curto. Nossa cidade está desenvolvendo e precisamos trabalhar em prol desse crescimento. Com essa regulamentação, a gente ganha no social, no econômico e no tempo da população", finalizou.

< Duas pistas da Alameda serão fechadas em setembro Uso de câmeras em operações policiais no Rio <